Trabalho Mental

Educação escolar é algo realmente complexo e sério. Tudo o que já consta dos currículos é importante. Ninguém contesta. Mas, na medida em que o conhecimento humano se amplia, o volume de informações a ser apreendido, também. O progresso científico e tecnológico já impõe uma racionalização do ensino, o que ainda não se evidenciou. Há que se eleger currículos mais enxutos, atualizados e mais úteis, estabelecendo-se ligações entre a teoria e a realidade.

O ministério da educação, ao invés de promover uma reformulação e modernização do ensino, elegendo currículos mais enxutos e atualizados, estão apenas amontoando conteúdos às disciplinas e criando outras.

O que se constata é a ampliação da carga horária com o conseqüente aumento de horas/aula por dia. Atualmente é comum colégios que dão até sete aulas por dia. Isso somado aos deveres de casa e outros trabalhos escolares, ultrapassam em muito, oito horas de estudo/dia.

È importante lembrarmo-nos de que estudo é trabalho intelectual dos mais cansativos. E o que mais se cansa com o estudo não é o corpo mas, a mente.

Outra prática prejudicial e anti-didática é a inclusão de duas aulas seguidas, da mesma matéria. Isso que estão fazendo com as crianças e adolescentes é desumano. Será que esses adultos se submeteriam e suportariam cursos de mais de oito horas de aula por dia? Por quanto tempo?

As escolas preocupadas em atender à ansiedade e demanda dos pais, têm estendido o período de aulas diário, estressando as crianças, adolescentes e professores.

Imagine como será o nosso sistema de ensino sem a racionalização e adequação que se fazem necessárias! Até agora o que tem sido feito é o aumento da carga horária e da grade de disciplinas. Antes que estudar se torne sistema de tortura, racionalizemos tornando o estudo um processo natural, sadio e prazeroso!

Joel Antunes dos Santos – psicólogo, psicoterapeuta
Pós-graduado em Psicologia Médica pela UFMG

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